A Banda Alhada é uma proposta dentro da world music, é Música Portuguesa Planetária, é um espectáculo excitante com 13 músicos em palco, num contexto performativo cheio de festa e de mistério, de força e de sentimento, com uma linguagem poética e musical totalmente portuguesa porém totalmente contemporânea.

Actualmente estão no ponto de mira em grande parte dos sites mais representativos da World Music, despertando novos fans e sendo actualidade para as televisões, rádios, criticos e músicos de países onde actuam.

A Banda Alhada actuou no Auditório Municipal de Alijó

O Teatro Auditório Municipal de Alijó recebeu no dia 20 de Fevereiro, o Grupo Albufeirense “Banda Alhada”.

Este grupo actuou com catorze elementos em palco, acompanhados por adufes, bombos, ferrinhos, guitarra clássica, cavaquinho e acordeão e que interpretaram alguns temas do cancioneiro popular português.

O público do palco de Alijó foi presenteado com interpretações de temas oriundos de todo o país, de norte a sul e ilhas (Minho, Trás-os-Montes, Ribatejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores).

A banda Alhada é composta por um grupo de amigos, com diversas proveniências sócio-culturais.

Os músicos juntaram ao som dos adufes, sarronca, ferrinhos, pandeireta e bombos, as harmonias da viola clássica, da braguesa, do cavaquinho, dos acordeões, do baixo e do bandolim, para transmitir uma dinâmica diferente aos cantares tradicionais da nossa terra.
Esta banda alcançou a internacionalização com a participação nos festivais de Aarhus na Dinamarca em 1999 e 2002.
Também tocaram em Cabo Verde, Holanda e nos Estados Unidos da América.

O grande objectivo dos elementos desta banda é a de levarem o mais longe possível as tradições da música portuguesa e relembrar que apesar de se tratar de um pequeno território geográfico, possui inúmeras tradições.