A Banda Alhada é uma proposta dentro da world music, é Música Portuguesa Planetária, é um espectáculo excitante com 13 músicos em palco, num contexto performativo cheio de festa e de mistério, de força e de sentimento, com uma linguagem poética e musical totalmente portuguesa porém totalmente contemporânea.

Actualmente estão no ponto de mira em grande parte dos sites mais representativos da World Music, despertando novos fans e sendo actualidade para as televisões, rádios, criticos e músicos de países onde actuam.

WORLD TOUR | NEW YORK | 05


A Câmara de Comércio Luso-americana realizou dia 9 de Setembro de 2005, o seu jantar anual. Este evento decorreu com o brilho e animação habituais. Alberto Veloso e Sérgio Lopes, respectivamente, o presidente e director executivo da organização receberam os convidados, no hall onde se encontra um painel de azulejos, que ali foi colocado no tempo em que Freitas do Amaral era presidente da Assembleia Geral.

Entre as entidades presentes, encontravam-se o embaixador de Portugal em Washington, o cônsul geral de Portugal em New York, o cônsul geral em Newark, o director do ICEP para os Estados Unidos, Eduardo Souto Moura e o convidado de honra, João Marques da Cruz, presidente do ICEP. Contudo a grande atracção da noite foi a A Banda Alhada, o grupo Albufeirense composto por 13 músicos e cantores, acompanhados por adufes, bombos, ferrinhos, guitarra clássica, cavaquinho e acordeão, que interpretaram alguns temas do cancioneiro popular português.

Este foi o momento alto da noite e transportou toda a assistência para Portugal. Foram interpretadas canções oriundas de todo o país, de norte a sul e ilhas (Minho, Trás-os-Montes, Ribatejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores). Mas o convívio não se ficou por aqui, Rosete, uma das finalistas da Operação Triunfo, brindou os convivas com alguns temas de Amália Rodrigues, entre elas a “Canção do mar”, a qual arrancou fortes aplausos à assistência.

Por fim, a A Banda Alhada conseguiu, numa sã convivência, pôr toda a gente a dançar. Foi quase à força que a festa terminou, pois a segurança das Nações Unidas lembrou gentilmente que já se tinham passado quase duas horas depois do limite estabelecido para o fim da festa.